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Procurando exercícios resolvidos sobre distribuição de frequência? Veja aqui várias questões comentadas, todas retiradas dos últimos concursos públicos.

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Bom estudo!

 

 

Questão 1 (MPE BA – FGV). A distribuição de frequências do número de apreensões de valores (em milhões R$) realizadas pela Polícia Federal, em determinado período, é conforme a seguir:

Assim sendo, é correto afirmar que:

A) o último Decil está na penúltima classe;

B) a mediana da distribuição está na 2ª classe;

C) a média da distribuição está na 3ª classe;

D) a moda exata da distribuição está na 1ª classe;

E) a distribuição é assimétrica à esquerda.

 

Resolução

Analisando a tabela de distribuição de frequências, podemos constatar que existiram 100 apreensões no período em questão.

Quando ordenamos os valores, a mediana é o termo central. Se na primeira classe já temos 47 termos, e a segunda classe possui 29, é fácil concluir que a mediana está na segunda classe.

Resposta: B

 

 

Questão 2 (SUDAM AM – IADES). Em 20 dias de aula, um professor de estatística anotou o número de alunos ausentes. Depois, fez a seguinte tabela de frequências:

A letra B representa o número

A) 5.

B) 6.

C) 7.

D) 8.

E) 9.

 

Resolução

Analisando a segunda classe, temos que B representa 25% da quantidade de dias de aula.

Como o professor fez a pesquisa durante 20 dias, temos que B = 5.

Resposta: A

 

 

Questão 3 (INEP – IBFC). Seja x a variável discreta “número de carros” de 20 pessoas e considerando a distribuição abaixo:

A média contínua do número de carros é:

a) 1,8

b) 1,9

c) 2,0

d) 3,0

e) 3,6

 

Resolução

Calculando a média, que pode ser encarada como uma média ponderada:

0 . 2 = 0

1 . 4 = 4

2 . 10 = 20

3 . 2 = 6

4 . 2 = 8

(0 + 4 + 20 + 6 + 8)/20 = 1,9

Resposta: B

 

 

Questão 4 (PM MG). Analise a tabela de distribuição de frequência abaixo:

TABELA: anos de serviço na PM, militares do 185º BPM, dezembro de 2017:

Sabe-se que f é a frequência absoluta, fac é a frequência absoluta acumulada, fr% é a frequência relativa (percentual) e frac% é a frequência relativa (percentual) acumulada. Considerando as informações da tabela, é CORRETO afirmar que os valores de A, B, C, D, são respectivamente:

A. ( ) 41; 89; 30,50; 90,50.

B. ( ) 48; 89; 30,50; 25,00.

C. ( ) 41; 61; 25,00; 90,50.

D. ( ) 48; 79; 44,50; 90,50.

 

Resolução

Na coluna 2, que apresenta a frequência absoluta f, podemos verificar que a frequência absoluta total é igual a 200. Temos:

A + 48 + 61 + 31 + 19 = 200

A + 159 = 200

A = 200 – 159

A = 41

 

Podemos calcular o valor de B através da soma das frequências absolutas das duas primeiras classes.

B = 41 + 48 = 89

 

C é o percentual da terceira classe.

61 / 200 = 0,305 = 30,5%

 

D é o percentual acumulado nas 4 primeiras classes, ou seja, basta subtrair de 100% o percentual da última classe.

100% – 9,5% = 90,5%.

 

Resposta: A

 

 

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