EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

Procurando exercícios resolvidos sobre distribuição de frequência? Veja aqui várias questões comentadas, todas retiradas dos últimos concursos públicos.

Não deixe de ver em nosso site outras publicações sobre os demais tópicos de estatística e matemática.

Bom estudo!

 

 

Questão 1 (MPE BA – FGV). A distribuição de frequências do número de apreensões de valores (em milhões R$) realizadas pela Polícia Federal, em determinado período, é conforme a seguir:

Assim sendo, é correto afirmar que:

A) o último Decil está na penúltima classe;

B) a mediana da distribuição está na 2ª classe;

C) a média da distribuição está na 3ª classe;

D) a moda exata da distribuição está na 1ª classe;

E) a distribuição é assimétrica à esquerda.

 

Resolução

Analisando a tabela de distribuição de frequências, podemos constatar que existiram 100 apreensões no período em questão.

Quando ordenamos os valores, a mediana é o termo central. Se na primeira classe já temos 47 termos, e a segunda classe possui 29, é fácil concluir que a mediana está na segunda classe.

Resposta: B

 

 

Questão 2 (SUDAM AM – IADES). Em 20 dias de aula, um professor de estatística anotou o número de alunos ausentes. Depois, fez a seguinte tabela de frequências:

A letra B representa o número

A) 5.

B) 6.

C) 7.

D) 8.

E) 9.

 

Resolução

Analisando a segunda classe, temos que B representa 25% da quantidade de dias de aula.

Como o professor fez a pesquisa durante 20 dias, temos que B = 5.

Resposta: A

 

 

Questão 3 (INEP – IBFC). Seja x a variável discreta “número de carros” de 20 pessoas e considerando a distribuição abaixo:

A média contínua do número de carros é:

a) 1,8

b) 1,9

c) 2,0

d) 3,0

e) 3,6

 

Resolução

Calculando a média, que pode ser encarada como uma média ponderada:

0 . 2 = 0

1 . 4 = 4

2 . 10 = 20

3 . 2 = 6

4 . 2 = 8

(0 + 4 + 20 + 6 + 8)/20 = 1,9

Resposta: B

 

 

Questão 4 (PM MG). Analise a tabela de distribuição de frequência abaixo:

TABELA: anos de serviço na PM, militares do 185º BPM, dezembro de 2017:

Sabe-se que f é a frequência absoluta, fac é a frequência absoluta acumulada, fr% é a frequência relativa (percentual) e frac% é a frequência relativa (percentual) acumulada. Considerando as informações da tabela, é CORRETO afirmar que os valores de A, B, C, D, são respectivamente:

A. ( ) 41; 89; 30,50; 90,50.

B. ( ) 48; 89; 30,50; 25,00.

C. ( ) 41; 61; 25,00; 90,50.

D. ( ) 48; 79; 44,50; 90,50.

 

Resolução

Na coluna 2, que apresenta a frequência absoluta f, podemos verificar que a frequência absoluta total é igual a 200. Temos:

A + 48 + 61 + 31 + 19 = 200

A + 159 = 200

A = 200 – 159

A = 41

 

Podemos calcular o valor de B através da soma das frequências absolutas das duas primeiras classes.

B = 41 + 48 = 89

 

C é o percentual da terceira classe.

61 / 200 = 0,305 = 30,5%

 

D é o percentual acumulado nas 4 primeiras classes, ou seja, basta subtrair de 100% o percentual da última classe.

100% – 9,5% = 90,5%.

 

Resposta: A

 

 

Gostou dos nossos exercícios resolvidos sobre tabela de distribuição de frequências?

Deixe o seu comentário.

About Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

2 comments

  1. muito bom, parabens.

  2. ANTONIO CARLOS DE CARVALHO

    PARABENS PELOS EXERCÍCIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*