QUESTÃO 165 – ENEM 2019

Confira aqui a resolução da questão 165 (caderno azul) do ENEM 2019, que exige do aluno conhecimentos sobre razão e inequações.

Bom estudo!

Questão 165. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e age diretamente em diversos órgãos. A concentração de álcool no sangue pode ser entendida como a razão entre a quantidade q de álcool ingerido, medida em grama, e o volume de sangue, em litro, presente no organismo do indivíduo. Em geral, considera-se que esse volume corresponda ao valor numérico dado por 8% da massa corporal m desse indivíduo, medida em quilograma.

De acordo com a Associação Médica Americana, uma concentração alcoólica superior a 0,4 grama por litro de sangue é capaz de trazer prejuízos à saúde do indivíduo.

A expressão relacionando q e m que representa a concentração alcoólica prejudicial à saúde do indivíduo, de acordo com a Associação Médica Americana, é

Resolução

Observe que:

q = quantidade de álcool ingerido

m = massa corporal do indivíduo

O volume de sangue de uma pessoa corresponde a 8% da massa corporal, ou seja, 0,08m.

Sabendo que, de acordo com a Associação, uma concentração alcoólica superior a 0,4 grama por litro de sangue é capaz de trazer prejuízos à saúde do indivíduo, temos:

Resposta: E

Gostou da resolução da questão 165 do ENEM 2019?

Deixe o seu comentário.

About Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*