ENEM 220 – Questão sobre probabilidade – O Estatuto do Idoso

Confira aqui a resolução comentada da questão 163 (probabilidade) do caderno amarelo, matéria de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

Bom estudo!

Questão 163. O Estatuto do Idoso, no Brasil, prevê certos direitos às pessoas com idade avançada, concedendo a estas, entre outros benefícios, a restituição de imposto de renda antes dos demais contribuintes. A tabela informa os nomes e as idades de 12 idosos que aguardam suas restituições de imposto de renda. Considere que, entre os idosos, a restituição seja concedida em ordem decrescente de idade e que, em subgrupos de pessoas com a mesma idade, a ordem seja decidida por sorteio.

Nessas condições, a probabilidade de João ser a sétima pessoa do grupo a receber sua restituição é igual a

A) 1/12

B) 7/12

C) 1/8

D) 5/6

E) 1/4

Resolução

A questão informa que a restituição é concedida em ordem decrescente de idade. Com esta informação, podemos concluir que os seis primeiros a receber serão Orlando, Gustavo, Luana, Teresa, Márcia e Roberto, não necessariamente nesta ordem, pois Gustavo e Luana possuem a mesma idade. Nestes casos, a ordem é decidida por sorteio.

João, Heloisa, Marisa e Pedro possuem 75 anos e estão empatados na sétima posição, ou seja, deverá ser feito um sorteio para decidir quem será a sétima pessoa a receber a restituição.

Como são 4 pessoas, e uma será escolhida para ser a sétima a receber, a probabilidade de João ser a sétima pessoa do grupo 1/4.

Resposta: E

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*