ENEM 2020 – Volume do paralelepípedo – Num recipiente com a forma

Confira aqui a resolução comentada da questão 175 (volume do paralelepípedo) do caderno amarelo, matéria de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

Bom estudo!

Questão 175. Num recipiente com a forma de paralelepípedo reto-retângulo, colocou-se água até a altura de 8 cm e um objeto, que ficou flutuando na superfície da água.

Para retirar o objeto de dentro do recipiente, a altura da coluna de água deve ser de, pelo menos, 15 cm. Para a coluna de água chegar até essa altura, é necessário colocar dentro do recipiente bolinhas de volume igual a 6 cm³ cada, que ficarão totalmente submersas.

O número mínimo de bolinhas necessárias para que se possa retirar o objeto que flutua na água, seguindo as instruções dadas, é de

A) 14.

B) 16.

C) 18.

D) 30.

E) 34.

Resolução

A altura da água deverá passar de 8 cm para 15 cm, ou seja, o acréscimo será de 7 cm. Considerando as medidas das bases do recipiente, podemos calcular o volume deste acréscimo:

3 x 4 x 7 = 84 cm³

Considerando que cada bolinha tem volume igual a 6 cm³, podemos calcular a quantidade de bolinhas necessárias para que o nível da água chegue a 15 cm:

84 / 6 = 14

Resposta: A

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha no BB há 15 anos e atua como professor de matemática nas horas vagas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*