ENEM 2020 – Gráfico de funções – O consumo de espumantes no Brasil

Confira aqui a resolução comentada da questão 173 (gráfico de funções) do caderno amarelo, matéria de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

Bom estudo!

Questão 173. O consumo de espumantes no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Uma das etapas do seu processo de produção consiste no envasamento da bebida em garrafas semelhantes às da imagem. Nesse processo, a vazão do líquido no interior da garrafa é constante e cessa quando atinge o nível de envasamento.

Qual esboço de gráfico melhor representa a variação da altura do líquido em função do tempo, na garrafa indicada na imagem?

Resolução

Podemos dividir o processo de envasamento em duas partes, conforme figura abaixo:

Parte I

A largura da garrafa é constante, em formato cilíndrico.

Parte II

A largura da garrafa varia, diminuindo até o nível de envasamento.

Considerando que a vazão da água é constante:

– No trecho em que a largura não se altera, a altura terá um aumento linear, ou seja, neste trecho o gráfico terá o formato de uma reta, sendo uma função afim crescente.

– No trecho em a largura é variável, o nível da água vai subindo cada vez mais rápido, uma vez que a largura vai diminuindo, ou seja, o gráfico é crescente e aumenta em formato parecido com o de uma função exponencial.

Resposta: B

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha no BB há 15 anos e atua como professor de matemática nas horas vagas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*