ENEM 2020 – Análise de gráficos – A exposição a barulhos excessivos

Confira aqui a resolução comentada da questão 171 (análise de gráficos) do caderno amarelo, matéria de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

Bom estudo!

Questão 171. A exposição a barulhos excessivos, como os que percebemos em geral em trânsitos intensos, casas noturnas e espetáculos musicais, podem provocar insônia, estresse, infarto, perda de audição, entre outras enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis (unidade de intensidade do som) já pode ser considerado nocivo para a saúde. O gráfico foi elaborado a partir da medição do ruído produzido, durante um dia, em um canteiro de obras.

Nesse dia, durante quantas horas o ruído esteve acima de 55 decibéis?

A) 5

B) 8

C) 10

D) 11

E) 13

Resolução

Trata-se de uma questão de análise de gráficos, cujo objetivo é descobrir durante quantas horas o ruído esteve acima de 55 decibéis.

Observe que existe uma linha representando o nível de 55 decibéis, ou seja, estamos interessados na parte do gráfico que está acima desta linha.

Considerando que cada intervalo representa uma hora, podemos contar a quantidade de intervalos:

Resposta: E

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha no BB há 15 anos e atua como professor de matemática nas horas vagas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*