QUESTÃO 138 – ENEM 2019

Confira aqui a resolução da questão 138 do ENEM 2019 – matemática.

Caderno Azul.

Bom estudo!

Questão 138. Uma pessoa, que perdeu um objeto pessoal quando visitou uma cidade, pretende divulgar nos meios de comunicação informações a respeito da perda desse objeto e de seu contato para eventual devolução. No entanto, ela lembra que, de acordo com o Art. 1 234 do Código Civil, poderá ter que pagar pelas despesas do transporte desse objeto até sua cidade e poderá ter que recompensar a pessoa que lhe restituir o objeto em, pelo menos, 5% do valor do objeto.

Ela sabe que o custo com transporte será de um quinto do valor atual do objeto e, como ela tem muito interesse em reavê-lo, pretende ofertar o maior percentual possível de recompensa, desde que o gasto total com as despesas não ultrapasse o valor atual do objeto.

Nessas condições, o percentual sobre o valor do objeto, dado como recompensa, que ela deverá ofertar é igual a

A) 20%

B) 25%

C) 40%

D) 60%

E) 80%

Resolução

A questão informa que o custo com transporte será de um quinto do valor atual do objeto.

Calculando quanto isso representa percentualmente:

1/5 = 0,2 = 20%

Sabendo que a pessoa deseja que gasto total com as despesas não ultrapasse o valor atual do objeto, ela só poderá ofertar uma recompensa de até 80% do valor do objeto.

Resposta: E

Gostou da resolução da questão 138 do ENEM 2019?

Deixe o seu comentário.

About Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*