QUESTÃO 145 – ENEM 2019

Confira aqui a resolução da questão 145 (caderno azul) do ENEM 2019, que aborda o conteúdo de regra de três simples.

Bom estudo!

Questão 145. Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta.

As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação na figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é

A) 2,3.

B) 3,5.

C) 4,7.

D) 5,3.

E) 10,5.

Resolução

A questão pode ser facilmente resolvida através da regra de três simples.

Considere que, quando a catraca possui diâmetro igual a 7 cm, a velocidade é igual a v, e que desejamos calcular o diâmetro da nova catraca, de modo que a nova velocidade seja 50% maior, ou seja, a velocidade seja igual a 1,5v.

Temos duas grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior o diâmetro da catraca, menor a velocidade.

7.v = x.1,5v

7 = 1,5x

x = 7/1,5

x = 4,7 cm

Resposta: C

Gostou da questão 145 do ENEM 2019?

Deixe o seu comentário.

About Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*