Procurando exercícios resolvidos sobre sistemas de equações do primeiro grau?
Chegou ao site certo.
Confira uma seleção especial de questões comentadas, todas retiradas dos mais diversos concursos públicos realizados pelo país.
Bons estudos.
Questão 1 (PM ES 2013 – Exatus). Quatro amigo, Abel, Bruno, Caio e Daniel, são colecionadores de figurinhas. Sabe-se que Abel possui metade da quantidade de figurinhas de Daniel mais um terço da quantidade de figurinhas de Caio; que Bruno possui o dobro da quantidade de figurinhas de Caio mais a quarta parte da quantidade de figurinhas de Daniel; que Daniel tem 60 figurinhas, e que Abel e Bruno possuem a mesma quantidade de figurinhas. Os quatro amigos possuem, juntos:
a) 125 figurinhas
b) 128 figurinhas
c) 130 figurinhas
d) 132 figurinhas
e) 135 figurinhas
Resolução:
Tomando:
A = Abel
B = Bruno
C = Caio
D = Daniel
Temos:
A = D/2 + C/3
B = 2C + D/4
D = 60
B = A
A = D/2 + C/3
A = 60/2 + C/3
A = 30 + C/3
B = 2C + D/4
B = 2C + 60/4
B = 2C + 15
De B = A:
2C + 15 = 30 + C/3
2C – C/3 = 30 – 15
(6C – C)/3 = 15
5C/3 = 15
C = 3.15/5
C = 9
A = 30 + C/3
A = 30 + 9/3
A = 30 + 3
A = 33
B = 2C + 15
B = 2.9 + 15
B = 18 + 15
B = 33
A + B + C + D = 33 + 33 + 9 + 60 = 135
Resposta: E
Questão 2 (PM SC 2011 – Cesiep). João tem 100 moedas, umas de 10 centavos, e outras de 25 centavos, perfazendo um total de R$20,20. O número de moedas de 25 centavos que João possui é:
a) 54
b) 68
c) 32
d) 76
Resolução
Sejam:
X = quantidade de moedas de 0,25
Y = quantidade de moedas de 0,10
Temos então:
x + y = 100
0,25x + 0,10y = 20,20
Da primeira equação:
x = 100 – y
Substituindo na segunda equação:
0,25(100 – y) + 0,10y = 20,20
0,25.100 – 0,25y + 0,10y = 20,20
25 – 0,25y + 0,10y = 20,20
25 – 20,20 – 0,15y = 0
0,15y = 4,80
Y = 4,80/0,15
Y = 32
Daí,
x = 100 – 32 = 68 moedas
Resposta: B
Questão 3 (BB 2010 – Cesgranrio). De acordo com o Plano Nacional de Viação (PNV) de 2009, a malha de estradas não pavimentadas de Goiás tem 62.868km a mais do que a malha de estradas pavimentadas. Sabe-se, também, que a extensão total, em quilômetros, das estradas não pavimentadas supera em 393km o sêxtuplo da extensão das estradas pavimentadas. Quantos quilômetros de estradas pavimentadas há em Goiás?
(A) 12.495
(B) 12.535
(C) 12.652
(D) 12.886
(E) 12.912
Sejam:
x = quantidade de km de estradas pavimentadas
y = quantidade de km de estradas não pavimentadas
De: “ a malha de estradas não pavimentadas de Goiás tem 62.868km a mais do que a malha de estradas pavimentadas”
>Temos: y – x = 62868 (1)
De: “ extensão total, em quilômetros, das estradas não pavimentadas supera em 393km o sêxtuplo da extensão das estradas pavimentadas”
Temos: y – 6x = 393 (2)
Fazendo (1) – (2):
y – x – y + 6x = 62868 – 393
5x = 62475
x = 62475/5
x = 12495
Resposta: A
Questão 4 (Guarda Civil SP 2010). Marcos pagou sua conta de energia no valor de R$ 240,00 com notas de R$ 5,00 e R$ 20,00. Sabendo que ele usou 30 notas ao todo, quantas notas havia de cada valor?
a) 23 notas de R$ 5,00 e 7 notas de R$ 20,00.
b) 24 notas de R$ 5,00 e 6 notas de R$ 20,00.
c) 22 notas de R$ 5,00 e 8 notas de R$ 20,00.
d) 18 notas de R$ 5,00 e 12 notas de R$ 20,00.
e) 20 notas de R$ 5,00 e 10 notas de R$ 20,00.
Resolução:
x = quantidade de notas de 5 reais
y = quantidade de notas de 20 reais
Sabendo que o valor da conta foi de R$ 240,00.
5x + 20y = 240 (simplificando por 5)
x + 4y = 48
Sabendo que ele utilizou 30 notas.
x + y = 30
Fazendo (1) – (2):
x + 4y – x – y = 48 – 30
3y = 18
y = 18/3
y = 6
De x + y = 30, temos que x = 24
Resposta: B
Questão 5 (PM PR 2010 – Cops). Considere o sistema linear a seguir:
2ax + 2y = 2
3x + 3y = b
Para quais valores dos parâmetros a e b o sistema tem solução x e y única?
a) a = 1 e b = 2
b) a = 1 e b ≠ 2
c) a qualquer e b ≠ 2
d) a ≠ 1 e b qualquer
e) a qualquer e b = 2
Resolução:
Multiplicando (1) por 1,5 e subtraindo (2):
(3a – 3)x + (3 – 3)y = 2 – b
x = (2 – b)/(3a – 3)
Veja que b está no numerador e pode assumir qualquer valor.
Temos também que o denominador não pode ser igual a zero.
3a – 3 ≠ 0
3a ≠ 3
a ≠ 3/3
a ≠ 1
Resposta: D
Questão 6 (PM ES – AOCP). Em uma ocorrência, foi registrada a apreensão de dois furgões com mercadorias obtidas ilegalmente. No primeiro furgão, foram encontradas 10 caixas da mercadoria A e 12 caixas da mercadoria B, cujo valor total de venda dessas mercadorias resultava em R$ 5.700,00, conforme relatado pelo motorista. No segundo furgão, foram encontradas 20 caixas da mesma mercadoria A e 2 caixas da mesma mercadoria B, cujo valor total de venda dessas mercadorias resultava em R$ 6.340,00, conforme relatado pelo segundo motorista. Considerando que ambos os motoristas falaram a verdade, então o valor de cada caixa do produto B é igual a
A) R$ 230,00.
B) R$ 249,00.
C) R$ 269,00.
D) R$ 280,00.
E) R$ 294,00.
Considere:
a = valor da mercadoria A
b = valor da mercadoria B
No primeiro furgão temos:
10a + 12b = 5700
No segundo furgão temos:
20a + 2b = 6340
O nosso objetivo será resolver o sistema de equações do primeiro grau:
10a + 12b = 5700
20a + 2b = 6340
Dividindo a segunda equação por 2, temos:
10a + 12b = 5700
10a + b = 3170
Subtraindo a segunda da primeira equação:
10a + 12b – 10a – b = 5700 – 3170
11b = 2530
b = 2530/11
b = 230
Resposta: A
Questão 7 (PM PR 2012). 165 soldados têm que se dividir em três grupos. O segundo grupo tem que ter o triplo do primeiro grupo e o terceiro grupo tem que ter a metade do segundo grupo. O número de soldados que o primeiro grupo terá é:
a) 10
b) 16
c) 20
d) 24
e) 30
Resolução:
Sejam “p”, “s” e “t” a quantidade de soldados do primeiro, segundo e terceiro grupos. Temos:
p + s + t = 165 (1)
s = 3p (2)
t = s/2 (3)
Substituindo (2) em (3):
t = 3p/2 (4)
Substituindo (2) e (4) em (1):
p + s + t = 165
p + 3p + 3p/2 = 165
4p + 3p/2 = 165 (multiplicando tudo por 2):
8p + 3p = 330
11p = 330
p = 330/11 = 30
Resposta: E
Questão 8 (PM Pará). No PAN 2011, o Brasil terminou a competição a frente de Cuba no que refere-se ao total de medalhas. A diferença de medalhas entre Brasil e Cuba foi de 5 e o total de medalhas ganhas por eles foi de 277. O número de medalhas ganhas pelo Brasil foi de:
a) 136
b) 139
c) 141
d) 145
e) 150
Resolução:
Vamos armar um sistema de equações, onde b é a quantidade do Brasil e c é a quantidade de Cuba:
b – c = 5
b + c = 277
Somando as duas equações temos:
b – c + b + c = 5 + 277
2b = 282
b = 282/2 = 141
Gostou dos nossos exercícios resolvidos sobre sistemas de equações do primeiro grau?
Deixe o seu comentário.
estudar para concurso de professor