Nesta página aprenderemos um pouco sobre a função quadrática. Veremos a definição, a representação gráfica, a famosa parábola, e muitos exemplos.
É muito importante que você aprenda sobre este tipo de função, que costuma cair em 99% dos concursos e vestibulares. Não se esqueça também de estudar através dos exercícios resolvidos.
Bons estudos!
Introdução
Uma função é dita quadrática ou do 2º grau quando é do tipo:
f: R → R
f(x) = ax² + bx + c.
Observe que o valor de “a” não pode ser zero, caso contrário, não seria uma função quadrática e sim afim. Essa restrição é apenas para o valor de “a”, pois b e c podem ser iguais a zero perfeitamente, pois mesmo assim a função continuará sendo quadrática.
Exemplos de funções quadráticas
f(x) = 8x² – 4x + 1, onde a = 8, b = – 4 e c = 1
f(x) = x² -11, onde a = 1, b = 0 e c = -11
f(x) = 2x² + 32x + 5, onde a = 2, b = 32 e c = 5
f(x) = – x² + 0,8x, onde a = -1, b = 0,8 e c = 0
f(x) = -3,4x², onde a = – 3,4, b = 0 e c = 0
f(x) = 2,34x² + 3,2x + 0,05, onde a = 2,34, b = 3,2 e c = 0,05
f(x) = x² + x + 1, onde a = 1, b = 1 e c = 1
Gráfico
O gráfico de uma função quadrática é uma curva denominada parábola. Veja a figura abaixo:
- O coeficiente “a”
Quando queremos construir um gráfico de uma função quadrática, uma das primeiras informações que temos que observar é o coeficiente a. Veja:
- Se o coeficiente a>0, a concavidade da parábola é para cima.
- Se o coeficiente a<0, a concavidade da parábola é para baixo.
- O coeficiente “c”
A letra c também nos dá uma informação muito importante. Com ela sabemos onde a parábola corta o eixo y. Veja:
Construção do gráfico
Seja a função f(x) = x² + 2x – 3. Com o que aprendemos até agora, sabemos que:
- Como f é uma função quadrática, o gráfico é uma parábola.
- Como a>0 (a=1), a concavidade é para cima.
- Como c = -3, a parábola corta o eixo y no ponto (0, -3).
Construindo o gráfico com essas informações, temos:
Zeros da função quadrática
Para o gráfico ficar completo, existe uma informação muito importante que precisamos descobrir. Os chamados zeros, ou raízes, da função, ou seja, os valores de x que fazem f(x)=0.
E como poderemos achar esses valores? Com certeza você já deve ter ouvido falar da famosa fórmula de Bhaskara não é mesmo? O jeito mais fácil de achar as raízes de uma função quadrática é através dela.
Esse cálculo será feito em duas etapas:
Seja a função f(x) = ax² + bx + c
Primeiro devemos calcular o valor de Δ (delta):
Δ = b² – 4ac
Depois calculamos as raízes através da fórmula:
Vamos Praticar?
Vamos aproveitar que aprendemos a calcular as raízes da função quadrática e calcular para o nosso exemplo anterior f(x) = x² + 2x – 3.
Temos que a=1, b=2 e c=-3.
Calculando o valor de Δ:
Δ = b² – 4ac
Δ = 2² – 4.1.(-3)
Δ = 4 + 12
Δ = 16
Calculando as raízes:
Logo, o gráfico da função f passa pelos pontos (-3, 0) e (1, 0).
O discriminante Δ
O valor de Δ (delta) também nos dá uma informação muito importante. Ele nos informa quantas raízes a função f possui. Veja:
- Se Δ<0, a parábola não corta o eixo x e não possui raízes reais.
- Se Δ=0, a parábola corta o eixo x em apenas um ponto e possui apenas uma raiz real.
- Se Δ>0, a parábola corta o eixo x em dois pontos distintos e possui duas raízes reais.
O vértice da parábola
Já descobrimos o formato do gráfico de uma função quadrática, onde esse gráfico corta os eixos x e y, basta agora descobrirmos as coordenadas do vértice, ou seja, o ponto de valor máximo, quando a < 0, ou o ponto mínimo, quando a < 0. Veja:
O cálculo não é complicado e pode ser feito através das fórmulas abaixo:
Vamos praticar?
Mais uma vez vamos utilizar o exemplo f(x) = x² + 2x – 3, onde Δ=16, a=1, b=2 e c=-3.
Utilizando as fórmulas:
Xv = -b/2a = -2/2 = -1
Yv = -Δ/4a = -16/4 = -4
Daí, a localização do vértice será no ponto (-1, -4).
Veja no gráfico do nosso exemplo que o resultado é compatível.
Gostou do nosso conteúdo sobre função quadrática?
Deixe o seu comentário.
Nossa, ajudou muito. Achava que esse assunto era complicado, mas esse site descomplicou tudo! Obrigada 😉
Eu preciso resolver minhas questoes
Olá Jordon,
Neste exercício y=_-x²+x, é pedido: a distância atingida pela bola e a altura máxima atingida pela bola
20
no momento do chute. Encontrei as raízes e uma delas deu 20, assim 20m é a distância atingida. O denominador 20, também posso considerar como resposta ou foi simplesmente uma coincidência? a altura utilizei o x do vértice. Agradeço.
Olá Mônica,
Acho que há um erro de digitação.
As raízes da função y= -x²+x são 0 e 1.
Olá Jordon, tudo bem?
Nessa parte, do conteúdo
Seja a função f(x) = x² + 2x – 3. Com o que aprendemos até agora, sabemos que:
Como f é uma função quadrática, o gráfico é uma parábola.
Como a>0 (a=1), a concavidade é para cima.
Como b = -3, a parábola corta o eixo y no ponto (0, -3)
Nesta parte do final, acredito que no lugar “b”, seria “c”? que é o valor -3
Obrigado Dayane!
Realmente havia um erro de digitação.
Volte sempre que precisar.
tgx+senxtgx=0