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Confira aqui vários exercícios resolvidos sobre fatoração, todos selecionados de provas de concursos públicos das principais bancas do país.

Bom estudo!

Questão 1 (Banco do Brasil – Cesgranrio). Considere o conjunto A cujos 5 elementos são números inteiros, e o conjunto B formado por todos os possíveis produtos de três elementos de A.

Se B = {-30, -20, -12, 0, 30}, qual o valor da soma de todos os elementos de A?

(A) 5

(B) 3

(C) 12

(D) 8

(E) -12

Resolução

Veja que os elementos de B são produtos de 3 elementos de A.

Como 0∈B, podemos concluir que 0∈A, pois zero multiplicado por quaisquer dois elementos de A é igual a zero.

Os outros 4 elementos, ao serem multiplicados 3 a 3, devem reproduzir os outros 4 elementos de B.

Fatorando os elementos de B:

30 = 2.3.5

20 = 2.2.5

12 = 2.2.3

Analisando os demais elementos do conjunto B e a fatoração de cada um deles, podemos concluir que os 4 elementos restantes do conjunto A são:

-2, 2, 3, 5

Veja:

-30 = -2.3.5

-20 = -2.2.5

-12 = -2.2.3

30 = 2.3.5

A = {-2, 0, 2, 3, 5}

Soma:

-2 + 0 + 2 + 3 + 5 = 8

Resposta: D

Questão 2 (Cesgranrio – AgeRio). Na reta numérica real a seguir, X é ponto médio do segmento AB.

O ponto X corresponde ao número real

Alternativas:

A) √50

B) √54

C) √60

D) √66

E) √72

Resolução

Considerando que X é o ponto médio de AB, podemos calcular o valor de X através da média aritmética dos números √24 e √96.

Neste caso, precisaremos efetuar a fatoração dos números 24 e 96.

24 = 23.3

96 = 25.3

Como √9 = 3, temos que:

x = √9.√6

x = √54

Resposta: B

Questão 3 (PM SP – FGV). 180 soldados serão posicionados no pátio do quartel, arrumados em linhas e colunas, de maneira a formar um retângulo perfeito. Sabe-se que tanto o número de linhas quanto o número de colunas do retângulo não podem ser menores que 5.

O maior número de arrumações possíveis para esse retângulo de soldados é

(A) 4.

(B) 5.

(C) 7.

(D) 10.

(E) 12.

Resolução

Fatorando o 180, temos:

180 = 2².3².5

Devemos organizar os soldados, de modo que os lados do retângulo sejam maiores ou iguais a 5. Para tal análise, consideraremos a fatoração de 180.

  • Considerando um lado igual a 5, o outro lado será 2².3² = 36.
  • Considerando um lado igual a 10 (2.5), o outro lado será 2.3² = 18
  • Considerando um lado igual a 20 (2².5), o outro lado será 3² = 9
  • Considerando um lado igual a 15 (3.5), o outro lado será 2².3 = 12
  • Considerando um lado igual a 30 (2.3.5), o outro lado será 2.3 = 6
  • Considerando um lado igual a 45 (3².5), o outro lado será 2² = 4

Veja que temos 6 retângulos diferentes. Devemos apenas observar que, quando os soldados estão organizados, um retângulo de 5 x 36, por exemplo, é diferente de um retângulo de 36 x 5, ou seja, ao invés de 6 arrumações, temos 12 arrumações possíveis.

Resposta: E

Questão 4 (Detran SP – FCC). Um pacote contém N balas. Sabe-se que N ≤ 29 e que há 8 maneiras diferentes de dividir o número de balas do pacote em partes iguais, incluindo a divisão trivial em uma só parte contendo todas as N balas. Então, o resto da divisão de N por 5 é igual a

(A) 4.

(B) 0.

(C) 3.

(D) 1.

(E) 2.

Resolução

Sabemos que o número é menor ou igual a 30.

Podemos calcular a quantidade de divisores de um número através de 3 passos simples:

  • fatorar o número
  • adicionar 1 a cada um dos expoentes dos fatores primos
  • multiplicar os resultados

Para que a quantidade de divisores seja igual a 8, uma opção seria uma fatoração com 3 primos com expoente 1, neste caso, teríamos:

(1 + 1).(1 + 1).(1 + 1) = 2.2.2 = 8

Neste caso, a menor fatoração possível seria:

2.3.5 = 30 (maior que 29).

Como a menor fatoração possível já é um número maior que 29, descartamos esta opção.

A outra opção seria a fatoração com um primo de expoente 3 e outro com expoente 1, onde teríamos:

(3 + 1).(1 + 1) = 4.2 = 8

Neste caso, a fatoração possível seria:

2³.3 = 24

Conclusão:

N = 24, e o resto da divisão de N por 5 é igual a 4.

Resposta: A

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