PROVA RESOLVIDA INSS 2008

Quer trabalhar no INSS?

Comece já a estudar para o próximo concurso através da prova resolvida do INSS aplicada em 2008.

Comece já a estudar matemática através do nosso site e saia na frente.

Bons estudos.

 

 

 

Um dos indicadores de saúde comumente utilizados no Brasil é a esperança de vida ao nascer, que corresponde ao
número de anos que um indivíduo vai viver, considerando-se a duração média da vida dos membros da população. O valor desse índice tem sofrido modificações substanciais no decorrer do tempo, à medida que as condições sociais melhoram e as conquistas da ciência e da tecnologia são colocadas a serviço do homem.

A julgar por estudos procedidos em achados fósseis e em sítios arqueológicos, a esperança de vida do homem pré-histórico ao nascer seria extremamente baixa, em torno de 18 anos; na Grécia e na Roma antigas, estaria entre 20 e 30 anos, pouco tendo se modificado na Idade Média e na Renascença. Mais recentemente, têm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperança de vida ao nascer. Essa situação está ilustrada no gráfico abaixo, que mostra a evolução da esperança de vida do brasileiro ao nascer, de 1940 a 2000.

prova-resolvida-inss-2008-1
Com base nas informações do texto e considerando os temas a que ele se reporta, julgue os itens seguintes.


Questão 6.
 Se E representa a esperança de vida do brasileiro ao nascer e x representa o tempo, em anos, transcorrido desde 1940, infere-se das informações apresentadas que, para 0 ≤ x ≤ 60, E(x) = 42x + 70,5.

Observe que temos 60 anos entre 1940 e 2000, assim, x=0 representa o ano 1940 e x=60 representa o ano 2000.

Dada a função E(x) = 42x + 70,5, vamos considerar x=0.

E(0) = 42.0 + 70,5 = 70,5

Veja que x=0 representa o ano de 1940, logo, E(0) deveria ser 42 e não 70,5.

Resposta: Errado

 

 

 

Questão 7. Sabendo-se que, em 1910, a esperança de vida do brasileiro ao nascer era de 34 anos, conclui-se que o valor desse indicador aumentou em mais de 100% em 90 anos, isto é, de 1910 a 2000.

Se duplicarmos a esperança de vida em 1910 teremos 68 anos. Como a expectativa em 2000 era de 70,5 anos, claramente é superior a 100%.

Resposta: Certo

 

 

 

Questão 9. Se for mantida, durante o período de 2000-2020, a tendência observada, no gráfico mostrado, no período 1980-2000, a esperança de vida do brasileiro ao nascer será, em 2020, superior a 85 anos.

Analisando o gráfico e sendo bem conservadores, de modo a calcularmos com o maior crescimento possível, vamos considerar que no ano de 1980 a expectativa era de 61 anos, logo, no período 1980-2000 o crescimento foi de 9,5 anos ou 15,57%. Aplicando este percentual sobre 70,5 anos, teremos aproximadamente 81,5 anos.

Resposta: Errado

 

 

 

A tabela abaixo mostra, em porcentagens, a distribuição relativa da população brasileira por grupos etários, de acordo com dados dos censos demográficos de 1940 a 2000.

prova-resolvida-inss-2008-2

 

Com base nos dados acerca da evolução da população brasileira apresentados na tabela acima, julgue os itens subseqüentes.

 

 

 

Questão 19. O gráfico a seguir ilustra corretamente as informações apresentadas na tabela.

prova-resolvida-inss-2008-3
Observe que o gráfico estaria certo se as cores de “até 14 anos” e “65 anos ou mais” fossem invertidas.

Resposta: Errado

 

 

 

Questão 20. Infere-se dos dados da tabela que, de 1940 a 1970, a população brasileira apresentava-se distribuída uniformemente em relação aos três grupos etários.

Observe que a faixa etária “65 anos ou mais” é muito inferior as demais no período analisado.

Resposta: Errado

 

 

 

Questão 21. O envelhecimento da população, representado pela relação entre a proporção de idosos (65 anos ou mais) e a proporção de crianças (até 14 anos), passou de 10,5%, em 1980, para 18,2%, em 2000. Essa relação indica que, em 2000, havia cerca de 18 idosos para cada 100 crianças.

Ano 1980: 4/38,2 = 10,5%

Ano 2000: 5,8/29,6 = 19,59%

Resposta: Errado

 

 

 

Questão 22. De acordo com os dados apresentados na tabela, os percentuais relativos à população brasileira com idade entre 15 e 64 anos formam uma progressão aritmética de razão menor que 1.

Temos a sequência: 54,9; 55,6; 54,6;…

Note que já nos primeiros termos não existe um padrão, ou seja, nem pode ser considerada uma P.A.

Resposta: Errado

 

 

 

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras ou falsas, mas não admitem ambos os julgamentos. A esse respeito, considere que A represente a proposição simples “É dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função”, e que B represente a proposição simples “É  permitido ao servidor que presta atendimento ao público solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua missão”.

Considerando as proposições A e  B acima, julgue os itens subseqüentes, com respeito ao Código de Ética

Profissional do Servidor Público Civil do Poder  Executivo Federal e às regras inerentes ao raciocínio lógico.

 

 

 

Questão 27. Represente-se por ¬A a proposição composta que é a negação da proposição A, isto é, ¬A é falso quando A é verdadeiro e ¬A é verdadeiro quando A é falso. Desse modo, as proposições “Se ¬A então ¬B” e “Se A então B” têm valores lógicos iguais.

Temos que  B ⇒ A  corresponde a  ~A ⇒ ~B

Resposta: Errado

 

 

 

Questão 28. Sabe-se que uma proposição na forma “Ou A ou B” tem valor lógico falso quando A e B são ambos falsos; nos demais casos, a proposição é verdadeira. Portanto, a proposição composta “Ou A ou B”, em que A e B são as proposições referidas acima, é verdadeira.

Basta notar que A = V e B = F

Resposta: Certo

 

 

 

Questão 29. A proposição composta “Se  A então  B” é necessariamente verdadeira.

Ela é falsa quando A = V e B = F

Resposta: Errado

 

 

 

Algumas sentenças são chamadas abertas porque são passíveis de interpretação para que possam ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Se a sentença aberta for uma expressão da forma ∀xP(x), lida como “para todo x, P(x)”, em que x é um elemento qualquer de um conjunto U, e P(x) é uma propriedade a respeito dos elementos de U, então é preciso explicitar U e P para que seja possível fazer o julgamento como V ou como F.

A partir das definições acima, julgue os itens a seguir.

 

 

48. Se U for o conjunto de todos os funcionários públicos e P(x) for a propriedade “x é funcionário do INSS”, então é falsa a sentença ∀xP(x).

Observe que a questão diz o seguinte: Qualquer funcionário público é funcionário do INSS.

Resposta: Certo

 

 

 

49. Considere-se que U seja o conjunto dos funcionários do INSS, P(x) seja a propriedade “x é funcionário do INSS” e Q(x) seja a propriedade “x tem mais de 35 anos de idade”. Desse modo, é correto afirmar que duas das formas apresentadas na lista abaixo simbolizam a proposição “Todos os funcionários do INSS têm mais de 35 anos de idade”.

(i) ∀x(se Q(x) então P(x))

(ii) ∀x(P(x) ou Q(x))

(iii) ∀x(se P(x) então Q(x))

 

Interpretando cada item:

i) Se tem mais de 35 anos de idade, então é funcionário do INSS. Falso

ii) Ou é funcionário do INSS ou tem mais de 35 anos de idade. Falso

iii) Se é funcionário do INSS então tem mais de 35 anos de idade. Verdadeiro

Resposta: Errado

 

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*