O QUE É O ÁBACO?

Você sabe o que é o ábaco? A matemática, como todas as outras ciências, evoluiu ao longo de vários milênios. Cada período da história foi importante e contribuiu para a forma como a conhecemos. Dentre as várias ferramentas primitivas que foram desenvolvidas, não há dúvidas de que o ábaco tem um importante lugar na história.

Os primeiros cálculos matemáticos eram feitos “nos dedos”, porém, à medida que os números foram ficando maiores, foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta mais eficaz. O ábaco é considerado a calculadora mais antiga criada pelo ser humano.

 

Trata-se de um instrumento utilizado para cálculos matemáticos criado por volta de 5.000 anos atrás, onde não se sabe ao certo quem foi o responsável pela invenção. Os historiadores têm indícios de sua utilização inicialmente na China, no Egito, na Índia e na Mesopotâmia.

Existem vários tipos de ábacos, porém como o nosso objetivo é a matemática, não há necessidade de falarmos sobre todos os tipos existentes. Destacaremos o ábaco escolar utilizado no Brasil, e que é utilizado para facilitar a compreensão do sistema numérico de base 10 e das operações básicas. Este ábaco é feito em formato retangular, normalmente em madeira, com hastes internas com 10 bolinhas cada, isto porque ele é baseado no sistema decimal, que utiliza 10 símbolos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9). A primeira haste representa a unidade, a segunda representa a dezena, a terceira representa a centena, etc. Assim, quanto mais hastes, maior a capacidade de cálculo do ábaco.

 

Como exemplo, o maior número que pode ser representado por um ábaco com 4 hastes é o 9.999, enquanto um ábaco com 7 hastes pode representar números até 9.999.999.

 

 

EXEMPLOS

 

Representação do número 4

 

 

Representação do número 15

 

 

Representação do número 100

 

 

Representação do número 3246

 

Descobriu o que é um ábaco?

Deixe o seu comentário.

About Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 11 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*