Confira aqui vários exercícios resolvidos sobre os intervalos reais, todos retirados das últimas provas de concursos públicos.
Bom estudo!
Questão 1 (IDCAP). Com base nos conjuntos numéricos, assinale alternativa que melhor representa o conjunto numérico a seguir:
A) [-4, 0,5]
B) [4, -0,5[
C) ]-4, -0,5]
D) ]-4, -0,5[
E) ]4, 0,5[
Resolução
Observando a figura, é possível observar que o intervalo deve representar os números entre -4 e -0,5, sem contar com os dois extremos, pois temos duas “bolinhas vazias” em -4 e -0,5.
Neste caso, dizemos que os intervalos são abertos em -4 e -0,5, e utilizamos os colchetes para fora:
]-4, -0,5[
Resposta: D
Questão 2 (Objetiva Concursos). Considerando-se os intervalos numéricos A= [-5, 21], B= [0, 12], C= [-1, 17], analisar os itens abaixo:
I. O intervalo A contém os valores do intervalo B, assim como o intervalo B contém os valores do intervalo C.
II. Os valores do intervalo C estão contidos no intervalo A, mas não estão contidos no intervalo B.
III. Os valores do intervalo B estão contidos no intervalo C, e os valores do intervalo B estão contidos no intervalo A.
Está(ão) CORRETO(S):
A) Somente o item I.
B) Somente o item III.
C) Somente os itens I e II.
D) Somente os itens I e III.
E) Somente os itens II e III.
Resolução
Observando a figura abaixo, onde estão dispostos os intervalos A, B e C, é possível observar que B⊂C⊂A.
A afirmação I está incorreta pois o intervalo B NÃO contém os valores do intervalo C.
As afirmações II e III estão corretas.
Resposta: E
Questão 3 (COTEC – FADENOR). Dados os intervalos I = [2; 7] e J= ]5; 9[, determine I ∩ J:
A) {x ∈ R / 2 < x ≤ 9}.
B) {x ∈ R / 5 < x < 7}.
C) {x ∈ R / 2 < x ≤ 5}.
D) {x ∈ R / 5 < x ≤ 7}.
E) {x ∈ R / 5 < x < 9}.
Resolução
Considerando os intervalos reais I e J, calcularemos a intersecção I∩J:
Observe que a intersecção é dada por:
]5, 7] = {x ∈ R / 5 < x ≤ 7}
Resposta: D
Clique no vídeo abaixo para assistir a resolução dos exercícios.
Gostou dos nossos exercícios resolvidos sobre os intervalos reais?
Deixe o seu comentário.