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Bom estudo!
Questão 1 (MPE BA – FGV). A distribuição de frequências do número de apreensões de valores (em milhões R$) realizadas pela Polícia Federal, em determinado período, é conforme a seguir:
Assim sendo, é correto afirmar que:
A) o último Decil está na penúltima classe;
B) a mediana da distribuição está na 2ª classe;
C) a média da distribuição está na 3ª classe;
D) a moda exata da distribuição está na 1ª classe;
E) a distribuição é assimétrica à esquerda.
Resolução
Analisando a tabela de distribuição de frequências, podemos constatar que existiram 100 apreensões no período em questão.
Quando ordenamos os valores, a mediana é o termo central. Se na primeira classe já temos 47 termos, e a segunda classe possui 29, é fácil concluir que a mediana está na segunda classe.
Resposta: B
Questão 2 (SUDAM AM – IADES). Em 20 dias de aula, um professor de estatística anotou o número de alunos ausentes. Depois, fez a seguinte tabela de frequências:
A letra B representa o número
A) 5.
B) 6.
C) 7.
D) 8.
E) 9.
Resolução
Analisando a segunda classe, temos que B representa 25% da quantidade de dias de aula.
Como o professor fez a pesquisa durante 20 dias, temos que B = 5.
Resposta: A
Questão 3 (INEP – IBFC). Seja x a variável discreta “número de carros” de 20 pessoas e considerando a distribuição abaixo:
a) 1,8
b) 1,9
c) 2,0
d) 3,0
e) 3,6
Resolução
Calculando a média, que pode ser encarada como uma média ponderada:
0 . 2 = 0
1 . 4 = 4
2 . 10 = 20
3 . 2 = 6
4 . 2 = 8
(0 + 4 + 20 + 6 + 8)/20 = 1,9
Resposta: B
Questão 4 (PM MG). Analise a tabela de distribuição de frequência abaixo:
TABELA: anos de serviço na PM, militares do 185º BPM, dezembro de 2017:
Sabe-se que f é a frequência absoluta, fac é a frequência absoluta acumulada, fr% é a frequência relativa (percentual) e frac% é a frequência relativa (percentual) acumulada. Considerando as informações da tabela, é CORRETO afirmar que os valores de A, B, C, D, são respectivamente:
A. ( ) 41; 89; 30,50; 90,50.
B. ( ) 48; 89; 30,50; 25,00.
C. ( ) 41; 61; 25,00; 90,50.
D. ( ) 48; 79; 44,50; 90,50.
Resolução
Na coluna 2, que apresenta a frequência absoluta f, podemos verificar que a frequência absoluta total é igual a 200. Temos:
A + 48 + 61 + 31 + 19 = 200
A + 159 = 200
A = 200 – 159
A = 41
Podemos calcular o valor de B através da soma das frequências absolutas das duas primeiras classes.
B = 41 + 48 = 89
C é o percentual da terceira classe.
61 / 200 = 0,305 = 30,5%
D é o percentual acumulado nas 4 primeiras classes, ou seja, basta subtrair de 100% o percentual da última classe.
100% – 9,5% = 90,5%.
Resposta: A
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