SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO PRICE E SAC

Nesta página, vamos abordar os dois principais sistemas de amortização, o Sistema de Amortização Francês (PRICE) e o Sistema de Amortização Constante (SAC). Utilizando exemplos, vamos ressaltar principalmente as diferenças entre os dois.

1. Introdução

 

Vamos considerar determinado financiamento de R$ 10.000,00, em 5 prestações mensais, considerando juros compostos e efetivos de 2% ao mês.

 

A seguir, vamos comparar os dois sistemas de amortizações mais usados, calculando os valores de cada prestação.

 

2. Sistema de Amortização Francês (PRICE)

 

No sistema PRICE as prestações são constantes, e calculadas segundo uma série uniforme de pagamentos: todas as 5 no mesmo valor. O valor amortizado é crescente ao longo do tempo, ao contrário dos juros, que decrescem proporcionalmente ao saldo devedor. Normalmente este sistema é utilizado para o pagamento de CDC’s para financiamentos de carros, eletrodomésticos, empréstimos bancários de curto prazo, etc…

 

Veja como ficam as parcelas do nosso exemplo:

sistema-price

 

3. Sistema de Amortização Constante (SAC)

 

No sistema SAC, como o próprio nome já deixa claro, as amortizações são sempre iguais, enquanto os juros são calculados sobre o saldo devedor e são decrescentes, assim como o valor das prestações. O sistema SAC é relativamente prático, e não necessita do uso de calculadoras financeiras para sua implementação: basta dividirmos o saldo devedor inicial pelo número de prestações para, a partir daí, montarmos a planilha. O SAC é amplamente utilizado para financiamentos bancários de longo prazo de imóveis, especialmente os do Banco do Brasil e da Caixa Federal.

 

Veja como ficam as parcelas do nosso exemplo:

sistema-sac

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*