REGRA DE TRÊS SIMPLES

Aprenda a resolver problemas utilizando a regra de três simples. Uma ferramenta poderosa e que pode ser utilizada em praticamente todas as provas de concursos.
 
 

1. Regra de Três Simples Direta
 
Podemos utilizá-la quando temos duas grandezas diretas e proporcionais.
 

Situação Problema:
 

Luiz recebe R$ 2.400,00 por 30 dias trabalhados. Quantos dias ele deverá trabalhar para receber R$ 1.600,00?
 

Observe que o problema envolve duas grandezas proporcionais e diretas, “salário” e “dias trabalhados”. Proporcionais e diretas pois à medida que uma aumenta, a outra também aumenta, e quando uma diminui a outra também diminui.

regra-de-tres-simples-1

 

Observe que quanto mais dias Luiz trabalha, maior é o seu salário. As setas apontam para a mesma direção para simbolizar que as grandezas são diretas e proporcionais.

 
 

2. Regra de Três Simples Inversa
 
Podemos utilizá-la quando temos duas grandezas inversas e proporcionais.
 

Situação Problema:
 

Imagine um pedreiro construindo uma casa. Quando ele trabalha 6 horas/dia a casa fica pronta em 60 dias. Caso ele resolva construir uma casa igual, porém trabalhando 8 horas/dia, em quantos dias ela estará terminada?

 

Observe que o problema envolve duas grandezas proporcionais e indiretas, “horas/dia” e “dias”. Proporcionais e indiretas pois à medida que uma aumenta, a outra diminui, e quando uma diminui a outra aumenta.

 

regra-de-tres-simples-2

 

A fração da primeira coluna foi invertida pelo fato da seta estar para baixo. Observe que quanto mais horas por dia o pedreiro trabalha, menos dias ele precisará para terminar a casa.

 
 

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*