REGRA DE TRÊS COMPOSTA

Aprenda a resolver problemas utilizando a regra de três composta. Uma ferramenta poderosa e que pode ser utilizada em praticamente todas as provas de concursos.
 
 

Regra de Três Composta

 
Podemos utilizá-la quando temos três ou mais grandezas proporcionais.
 
Situação Problema:

 
Para construir uma casa, 4 pedreiros demoram 60 dias, trabalhando 9 horas/dia. Quantos dias serão gastos por 3 pedreiros, trabalhando 6 horas/dia, para construir a mesma casa?
 
Primeiramente, devemos descobrir as grandezas existentes no problema. São elas: quantidade de pedreiros, dias e horas/dia de trabalho. Veja:

regra-de-tres-composta

Para definirmos o sentido das setas, devemos primeiramente fixar com uma seta para cima a coluna “dias” que possui “x”.   Vamos agora comparar com todas as outras grandezas:

 

– Quanto mais pedreiros, menos dias serão gastos para construir a casa, ou seja, essas grandezas são inversamente proporcionais, por isso, a seta de “Qtde de Pedreiros” ficará para baixo.

 

– Quanto mais horas/dia, menos dias serão gastos para construir a casa, ou seja, essas grandezas também são inversamente proporcionais, por isso, a seta de “horas/dia” ficará para baixo.

 

Agora que definimos as posições das setas, vamos montar a equação que resolverá o problema:

regra de tres composta

 
Observe que isolamos a coluna que possui x ao lado esquerdo da igualdade. As demais colunas ficaram ao lado direito, invertendo as que possuem seta para baixo. Agora é só resolver a equação:

regra de tres composta

 
Obs: A resolução será da mesma forma, independente de haverem mais grandezas, basta comparar cada uma com a grandeza que possui o “x”, observando se são direta ou inversamente proporcionais.

Marcado com:

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*