DICAS DE MATEMÁTICA DE ÚLTIMA HORA PARA O ENEM

Olá amigos estudantes!

No próximo final de semana cerca de 5 milhões brasileiros participarão da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E não é segredo para ninguém que trata-se do caminho mais fácil para se conquistar a tão sonhada vaga em uma Universidade pública.

Para quem está preocupado com a temida matemática, ainda dá tempo de revisar alguns conteúdos para não fazer feio no domingo e garantir mais alguns pontos, mas sem exageros, para evitar chegar na prova cansado e sem o rendimento esperado.

MEME ENEM FACEBOOK

Já é sabido que o Enem não costuma cobrar fórmulas dos alunos, mas algumas são tão utilizadas que não podem passar batidas. É o caso, por exemplo, da fórmula de Bhaskara, que é utilizada para o cálculo das raízes de equações do segundo grau, do Teorema de Pitágoras, que pode ser aplicado quando queremos relacionar os lados de um triângulo retângulo, e das fórmulas de Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG).

As questões sobre análise de gráficos, da mesma forma, são muito importantes. Historicamente elas aparecem em todas as provas do ENEM. A dica é analisar o gráfico/tabela com calma e sem desespero, pois normalmente a questão é bem simples, apenas exige uma atenção a mais do candidato.

Alguns conceitos mais triviais também não devem ser esquecidos. O candidato deve ter pleno conhecimento sobre as definições de ângulos, porcentagem, e unidades de medidas (comprimento, tempo, velocidade, peso, etc). Conceitos estes que normalmente estão associados ao estudo de razão e proporcionalidade e regras de três simples e composta.

Como a prova de matemática e suas tecnologias será realizada em conjunto com as provas de redação e linguagens, códigos e tecnologias, o ideal é não perder muito tempo com as questões mais difícil, resolvendo primeiro as mais fáceis para já garantir pontos. Também vale a pena fazer a redação no início, quando o cansaço é menor.

Para quem está confiante que fez a sua parte da hora de estudar, vale a pena se programar para chegar cedo ao local de prova, para evitar imprevistos.

MEME ENEM CANETA

Boa sorte e que Deus abençoe a todos!

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*