BASTIDORES DO SABER MATEMÁTICA: TRÊS ANOS E 3,5 MILHÕES DE VISITAS

Quais são os requisitos necessários para que um site sobre matemática tenha sucesso?

Seu conteúdo? Seu design? Sua linguagem acessível?

Quando resolvi criar um site sobre matemática lá no final de 2013, me deparei com vários obstáculos. O primeiro deles foi o conhecimento técnico. Minha vida acadêmica foi focada no estudo da matemática, por esta razão não possuía o conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um site profissional. O segundo deles foi a concorrência. Existem vários e vários sites sobre o assunto espalhados pela internet, sendo que os principais investem consideravelmente em marketing, além de estarem presentes na internet há muito tempo. O terceiro deles foi a forma de abordagem. Se já não é fácil para um aluno aprender matemática com um professor ao vivo, o que dizer de aprender lendo um texto em frente a um computador?

mouse-300x148

O primeiro obstáculo ainda não foi vencido. Na verdade ele é vencido a cada dia. Não existe nada que evolua tão rápido quanto a internet. É preciso testar a cada dia novas ferramentas e tecnologias. A vantagem é que a própria internet disponibiliza as informações necessárias para a construção de um site de sucesso.

alvo-300x177

O segundo obstáculo está diretamente ligado ao terceiro. Logo que tive a ideia de criar o site, perguntei a alguns colegas de trabalho para saber suas opiniões. Um deles me deu uma contribuição muito importante, pois trata-se de um advogado que presta vários concursos públicos e sem nenhuma formação em exatas. Ele se queixou de que existem vários sites sobre matemática na internet, porém nenhum com linguagem acessível a estudantes de outras áreas.

A partir daí percebi que poderia desenvolver um site que pudesse ajudar as pessoas que sonhavam em passar em concursos públicos, mesmo as que não têm contato com a matemática há vários anos. Um exemplo muito simples é a resolução de equações do segundo grau, que embora seja tão comum entre os professores e alunos do meio, recebo várias dúvidas nas páginas dedicadas ao assunto.

 

E deu certo…

Mais de 200.000 páginas visualizadas mensalmente.

Quase 6 mil seguidores no Facebook.

Mais de 80.000 visualizações em nosso canal no youtube.

 

E tem mais…

O Saber Matemática é acessado em vários países. O mais curioso é que o país que está em terceiro lugar no ranking de acessos é a Índia. Surpreendente não é mesmo? Um país que nem fala português e que também não é um destino muito comum dos brasileiros.

acessos por pais

Mas a nossa meta é sempre ir além dos números. Há indicadores que são imensuráveis. Mais gratificantes do que as marcas alcançadas são os comentários como os listados abaixo:

 

“Seu trabalho é excelente. Deus te abençoe! Valeu.”

Sérgio Luiz

 

“Olá, muuuuuuuito obrigada, me salvou de um trabalho de matemática, salva da escola, adeeeeus terceirão <3 uehuehueh ;*”

Cibelle Moraes

 

“Obrigado! Excelente material. Consegui entender melhor por aqui. Até.”

Victor Barbosa

 

Para finalizar, este blog foi criado para divulgação de notícias e para discutirmos sobre os mais variados temas da matemática. Também gostaria de agradecer a todos que acompanham o Saber Matemática, seja tirando dúvidas, ou enviando críticas ou sugestões.

Sobre Jordon

Graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha como bancário há 10 anos e também como professor em cursos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Deixe uma resposta

eu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *

*